terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sobre o perdão

SOBRE O PERDÃO - UM TEXTO PARA O CORAÇÃO

A primeira pessoa a se beneficiar do perdão é quem perdoa e não quem é perdoado. Jesus não levava para seu sono seus inimigos, não levava para seu leito os seus problemas. Por quê? Porque ele sabia perdoar. Ninguém era seu inimigo, ninguém lhe roubava a paz. Como ele conseguia perdoar pessoas tão injustas e ser livre no território da emoção?

O seu segredo não era perdoar por perdoar, ele perdoava porque compreendia. Ele olhava além da cortina do comportamento das pessoas e conseguia enxergar as misérias, as aflições, os conflitos das pessoas que lhe feriam. Por isso conseguia perdoá-las sem esforço. Foi um brilhante psicoterapeuta séculos antes da psicologia moderna existir.
Se você nunca enxergar o que se esconde por detrás das pessoas que o machucam, será sempre prisioneiro das suas mágoas e frustrações. Poderá ser livre por fora, mas não conhecerá a liberdade no secreto do seu ser. Nunca esqueça que o sentimento de culpa sufoca o prazer de viver e que a mágoa corrói a tranqüilidade.

Mesmo morrendo na cruz, ele conseguia perdoar. Teve a coragem de dizer: ¿Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem¿. Ele desculpou seus carrascos, porque compreendeu que eles eram escravos do sistema social. Sua psicologia era profunda, o amor e o perdão teciam a sua alma. Para ele, os fortes perdoam e os fracos julgam. Os fortes compreendem, os fracos condenam. Você é forte ou fraco?

A maior vingança contra um inimigo é perdoá-lo. Ao perdoá-lo, nos livramos dele, pois ele deixa de ser nosso inimigo. O maior favor que fazemos a um inimigo é odiá-lo ou rejeitá-lo. Desse modo, ele vive dentro de nós, toma as refeições conosco e perturba nosso apetite, dorme conosco e assalta nosso sono. Seja inteligente, perdoe as pessoas. Como? Compreendendo-as.

Saiba que por detrás de uma pessoa autoritária se esconde uma pessoa frágil. Por detrás de uma pessoa agressiva se esconde uma pessoa infeliz. Aprenda a elogiá-la. Surpreenda-a. Dentro das pessoas mais complicadas há uma criança que precisa de carinho e atenção.

Edivaldo Negrão - Psicólogo
Fonte: http://www.conhecer.blogger.com.br/2006_02_05_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário